Você está em Pratique > Dicas

Dicas de estudo

    (30/Jan) Utilizando o texto para outros fins - dica 26
 
A licença de utilizar os textos de um autor para outros fins e para outros propósitos, algo diferente do objetivo pelo qual os escritos surgiram, é algo discutível, frequente e seguidamente inevitável. Trata-se de um elemento usual em Filosofia. Um exemplo: na Filosofia Clínica, as categorias aristotélicas e kantianas foram modificadas, desenvolvidas, reorganizadas segundo a subjetividade de pessoas em hospitais e consultórios.
O tema é polêmico e implica, entre outros itens, nas perdas, dubiedades, alterações do discurso. No entanto, em muitos casos este instrumento de transposição é necessário, conceitualmente correto, um caminho possível. Os cuidados são muitos, pois há riscos como tornar a questão filosófica algo sem sentido, perdida entre conceitos que romperam o diálogo e que nada mais dizem respeito ao assunto em pauta. Portanto, prudência.
     

 
 
Como referenciar: "Dicas de estudo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/03/2024 às 23:14. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_estudo.php?id=29