Você está em Pratique > Dicas

Dicas de estudo

    (12/Fev) Horários e local - Dica 16
 
Organizar horário de estudo e local de estudo para trabalhar auxiliam no estudo da Filosofia? Para muitos estudantes, não. Hoje a Filosofia ganhou as praças, os estúdios, os ateliês e recebeu aportes significativos da fotografia, da música, do teatro, de áreas que dependem às vezes mais da inclinação do sol do que da inclinação dos ponteiros do relógio.

Parte da produção filosófica hoje transcendeu o esquema dos horários fixos, das rotinas escolares. Alguns filósofos, por exemplo, produzem de modo semelhante ao que Breton mostra. A polêmica em torno do quanto e de que modo isso é de fato Filosofia é grande.

O que você acha?

“Mande trazer com que escrever, quando já estiver colocado no lugar mais favorável possível para concentração do seu espírito sobre si mesmo. Ponha-se no estado mais passivo, ou receptivo, dos talentos de todos os outros. Pense que a literatura é um dos mais tristes caminhos que levam a tudo. Escreva depressa, sem assunto preconcebido, bastante depressa para não reprimir, e para fugir à tentação de se reler. A primeira frase vem por si, tanto é verdade que a cada segundo há uma frase estranha ao nosso pensamento consciente, pedindo para ser exteriorizada. É bastante difícil decidir sobre a frase seguinte: ela participa, sem dúvida, a um só tempo, de nossa atividade consciente e da outra, admitindo-se que o fato de haver escrito a primeira supõe um mínimo de percepção.”

Você prefere horários e disciplinas ou opta por deixar estes itens abertos às contingências?
     

 
 
Como referenciar: "Dicas de estudo" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 19:37. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_estudo.php?id=19