Você está em Ajuda > Dicas

Dicas para monografia

    (27/Jun)

Pesquisa: como fazer?

 
O conjunto de atividades que tem por finalidade a busca, a descoberta de novos conhecimentos chama-se pesquisa. Note que não nos referimos à reprodução dos conhecimentos já existentes, mas à descoberta ou à produção de novos conhecimentos. Assim, sempre que estamos em busca de novos conhecimento, estamos pesquisando. Isso significa que a pesquisa é algo que você faz constantemente e, portanto, não é uma novidade em sua vida. Como você busca o conhecimento? Ou melhor, como você faz pesquisa?

A primeira questão é por que estou pesquisando? Se sua resposta for: porque necessito ou desejo responder uma questão ou conhecer um tema, você já terá parte do caminho percorrido, ou seja, uma questão, ou pelo menos um tema definido. Se sua resposta for: por obrigação acadêmica, apesar da validade do argumento, você terá algumas dificuldades iniciais. Se sua pesquisa é um trabalho que você fará para uma disciplina, provavelmente você recebeu um tema, ou sugestões de temas; recebeu indicações bibliográficas ou de possíveis campos, o que será um começo para o começo. Começo? Isso mesmo! Para começar, você precisará ter uma questão. Caso não tenha um tema definido, minha sugestão é que escolha algo que goste, que lhe toque, que desperte paixão, ou ao menos, interesse. Isso tornará a tarefa menos árdua.

A questão? Voltaremos a ela na próxima dica.

Responsável: Monica Aiub
 
 
Como referenciar: "Dicas para monografia" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/03/2024 às 11:25. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dica.php?id=4