Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Logicismo
a) Nome dado a toda doutrina que coloca a lógica em papel preponderante na filosofia, subordinando toda construção especulativa correspondente às regras lógicas e ao âmbito que a mesma tem, o que dá o rigor e firmeza das ideias. b) Particularmente é empregado para indicar a filosofia hegeliana.
 

Logomaquia
a) Discussão na qual os interlocutores tomam os mesmos nomes em acepções diferentes. b) Emprega-se, em geral, o termo para referir-se aos argumentos meramente verbais que se fundam em termos não rigorosamente definidos.
 

Logos
Palavra, o que fica além do que se pode falar, do indizível, do inefável, inteligência, espírito, pensamento, revelação divina - "no princípio era o Logos"- e também supremo ato, lei, relação, tratado, ciência, estudos, razão, razão íntima das coisas, fundamento delas, exercício da razão, do juízo, razão divina.
 

Loquacidade
Para Aristóteles a Loquacidade é uma característica das pessoas idosas, que estão mais interessadas no passado que no futuro (que já lhes promete pouco); por isso, gostam de falar para rememorá-lo.
 

Loucura
Para Platão a Loucura era algo bom, e não uma doença ou perdição. Foi interpretada de dois modos diferentes: 1- Como inspiração ou dom divino; 2 - Como amor à vida e tendência a vivê-la em sua simplicidade.
 

Lugar
Situação de um corpo no espaço. Há duas doutrinas principais sobre Lugar: 1 - De Aristóteles, para quem o Lugar é o limite que circunda o corpo, sendo portanto uma realidade autônoma; 2 - Uma visão mais moderna, para a qual o Lugar é certa relação de um corpo com os outros.
 

Lugar-comum
a) Chamam os lógicos de lugar-comum alguns postulados gerais aos quais se podem correlacionar todas as provas usadas nas diversas matérias tratadas. Chamam, ademais, de invenção, a parte da lógica que trata desses lugares. b) São considerados lugares-comuns, na lógica, os predicamentos, tais como gênero, espécie, o próprio, o acidente. c) Comumente emprega-se o termo lugar-comum para referir-se a banalidades ou provérbios corriqueiros.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - L" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 12/07/2020 às 01:28. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=2&palvr=L