Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Realidade
Modo de ser das coisas fisicamente existentes, fora da mente humana ou independentemente dela.
 

Realismo
a) É a posição doutrinária que afirma a realidade. b) Na Idade Média chamou-se realismo uma das posições sobre a polêmica dos universais. c) É a doutrina que afirma a realidade do ser fora da nossa mente e também das nossas percepções. d) Também é a doutrina que afirmando o ser fora da nossa mente, afirma que nossa mente e seus esquemas são incapazes de exaurir toda a realidade do ser em esquemas noéticos. e) Na matemática é a concepção que afirma que as formas e verdades matemáticas não são criação do sábio, mas descobertas por ele. f) Também é considerado a maneira de conceber concretamente as coisas em oposição a abstratismo. g) Nas arte é a tendência a copiar, tanto quanto possível, o que há de belo na natureza. h) Doutrina que afirma que, pelo conhecimento, há uma intuição direta da realidade.
 

Receptividade
Capacidade de sofrer uma ação ou de registrar os efeitos da ação sofrida. Immanuel Kant chamou de Receptividade a capacidade de receber impressões, e a opôs ao caráter ativo do conhecimento, que se baseia na espontaneidade dos conceitos.
 

Reciprocidade
Princípio da conexão universal das coisas no mundo, em virtude do qual elas constituem uma comunidade, um todo organizado. Para Immanuel Kant: Todas as substâncias, quando podem ser percebidas no espaço como simultâneas, estão entre si numa ação recíproca universal.
 

Recorrência
Aquilo que volta a acontecer ou se repete a intervalos regulares ou irregulares.
 

Redução
Transformação de um enunciado em outro com mesmo sentido mas mais simples ou mais preciso, ou capaz de revelar a verdade ou a falsidade do enunciado originário.
 

Reflexão
Ato ou o processo por meio do qual o homem considera suas próprias ações.
 

Refutação
Método adotado por Sócrates, que consiste em evidenciar a contradição da afirmação do interlocutor, permitindo isentar o próprio interlocutor da pretensão de saber. Para Aristóteles a Refutação é a demonstração do contraditório.
 

Regressão
Movimento inverso ou retorno. Frequentemente com conotação pejorativa de regresso como movimento oposto ao progresso.
 

Regularidade
Conformidade com a regra. Para Immanuel Kant a Regularidade é a condição ao mesmo tempo do pensamento e da realidade: A Regularidade que conduz ao conceito de um objeto é a condição indispensável para perceber o objeto numa única representação e determinar a multiplicidade em sua forma. Kant via a própria natureza em geral como Regularidade dos fenômenos no espaço e no tempo.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - R" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 28/10/2020 às 06:14. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?pg=1&palvr=R