Biblioteca Virtual
 Biografia de Filósofos
 História da Filosofia
 Laifis de Filosofia

 Eventos
 Resenhas
 Livros
 Entrevistas

 Oráculo
 Dicionário de Filosofia
 Vídeos de Filosofia
 Rádio Filosofia
 Como estudar Filosofia
 Dicas para Monografia
 Filos. e Outras Áreas
 Filos. na Sala de Aula

 Exercícios Comentados
 Jogos On-line
 Provas de Concursos

 Curso de Filosofia

 Curiosidades Filosóficas
 Escolas de Filosofia
 Filosofia Clínica
 Histórias Filosóficas
 Relato do Leitor
 Frase de um Leitor
 Charges
 Fil. para Crianças
 Lançamento de Livros
 Livros para Download
 Frase de Filósofos
 Uma Foto, uma História
 Trechos de Livros
 Enquetes
 Cursos de Extensão
 Fale Conosco

 

 

Dicionário de Filosofia

Ubiquidade
O modo de ser no espaço que os escolásticos do século XIV chamavam de definitivo; consiste em estar tudo em todo o espaço, e tudo em qualquer parte do espaço. Esse modo de ser era distinguido do chamado circunscrito, que consiste em estar tudo em todo o espaço (ocupado) e parte em cada parte dele. O conceito de existência espacial definitiva servia para entender a presença do corpo de Cristo no pão e a onipresença de Deus no mundo.
 

Ucronia
O título de um romance de Charles Renouvier, em que o autor se propõe reconstruir "a história apócrifa do desenvolvimento da civilização europeia, como poderia ter sido, mas não foi". A finalidade do romance é mostrar a ausência da necessidade em história.
 

Uniforme
1. O que pertence a mesma espécie ou à mesma essência ou substância; objetos que têm o mesmo gênero, a mesma espécie ou, em geral, a mesma natureza. 2. O que permanece constante, imutável ou pelo menos relativamente constante e imutável. 3. O que apresenta analogias ou semelhanças parciais, e é suscetível de previsão. 4. O que está em conformidade com uma ordem, ou seja, com uma regra ou uma lei qualquer.
 

Universais
Designação genérica que discute, em filosofia, a origem e a natureza das idéias. Sobre a questão firmaram-se três posições fundamentais: nominalismo, realismo e conceitualismo. Motivo de controvérsia e reflexão escolástica.
 

Utilitarismo
Corrente do pensamento ético, político e econômico inglês dos séculos XVIII e XIX. O Utilitarismo é a tentativa de transformar a ética em ciência positiva da conduta humana. O Utilitarismo substitui a consideração do fim, derivado da natureza metafísica do homem, pela consideração dos móveis que levam o homem a agir. É ainda o reconhecimento do caráter supra-individual ou intersubjetivo do prazer como móvel, de tal modo que o fim de qualquer atividade humana é a maior felicidade possível, compartilhada pelo maior número possível de pessoas.
 

Utopia
Thomas More deu esse nome a uma espcie de romance filosfico em 1516, no qual relatava as condies de vida numa ilha desconhecida denominada Utopia, nela teriam sido abolidas a propriedade privada e a intolerncia religiosa. Depois disso, esse termo passou a designar no s qualquer tentativa anloga, tanto anterior quanto posterior (como a Repblica de Plato ou a Cidade do Sol de Campanella), mas tambm qualquer ideal poltico, social ou religioso de realizao difcil ou impossvel.
 

 
 

Entrevistas

Novidades

 


Receber
Parar de receber

Livros

Gostou do site?

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Sites parceiros:

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2008-2017 Só Filosofia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.