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Dicionário de Filosofia
Ubiquidade | ||
O modo de ser no espaço que os escolásticos do século XIV chamavam de definitivo; consiste em estar tudo em todo o espaço, e tudo em qualquer parte do espaço. Esse modo de ser era distinguido do chamado circunscrito, que consiste em estar tudo em todo o espaço (ocupado) e parte em cada parte dele. O conceito de existência espacial definitiva servia para entender a presença do corpo de Cristo no pão e a onipresença de Deus no mundo. |
Ucronia | ||
O tÃtulo de um romance de Charles Renouvier, em que o autor se propõe reconstruir "a história apócrifa do desenvolvimento da civilização europeia, como poderia ter sido, mas não foi". A finalidade do romance é mostrar a ausência da necessidade em história. |
UnÃvoco e EquÃvoco | ||
1 - Aristóteles acreditava que os objetos podem ser UnÃvocos quando tem em comum o mesmo nome - tanto o cavalo quanto o homem são animais -, ou EquÃvocos, quando tem o mesmo nome mas são objetos diferentes - a imagem de um homem e um homem podem se chamados de homem.
2 - Na Filosofia ClÃnica UnÃvoca é uma informação que não se confunde com outras quanto a ter mais de um significado e EquÃvocos são termos com significados obscuros, confusos e vagos. |
Uniforme | ||
1. O que pertence a mesma espécie ou à mesma essência ou substância; objetos que têm o mesmo gênero, a mesma espécie ou, em geral, a mesma natureza. 2. O que permanece constante, imutável ou pelo menos relativamente constante e imutável. 3. O que apresenta analogias ou semelhanças parciais, e é suscetÃvel de previsão. 4. O que está em conformidade com uma ordem, ou seja, com uma regra ou uma lei qualquer. |
Universais | ||
Designação genérica que discute, em filosofia, a origem e a natureza das idéias. Sobre a questão firmaram-se três posições fundamentais: nominalismo, realismo e conceitualismo. Motivo de controvérsia e reflexão escolástica. |
Urdoxa | ||
Para Edmund Husserl, Urdoxa é a certeza que caracteriza a crença. |
Utilitarismo | ||
Corrente do pensamento ético, polÃtico e econômico inglês dos séculos XVIII e XIX. O Utilitarismo é a tentativa de
transformar a ética em ciência positiva da conduta humana. O Utilitarismo substitui a consideração do fim, derivado da natureza metafÃsica do homem, pela consideração dos móveis que levam o homem a agir. É ainda o reconhecimento do caráter supra-individual ou intersubjetivo do prazer como móvel, de tal modo que o fim de qualquer atividade humana é a maior felicidade possÃvel, compartilhada pelo maior número possÃvel de pessoas. |
Utopia | ||
Thomas More deu esse nome a uma espécie de romance filosófico em 1516, no qual relatava as condições de vida numa ilha desconhecida denominada Utopia, nela teriam sido abolidas a propriedade privada e a intolerância religiosa. Depois disso, esse termo passou a designar não só qualquer tentativa análoga, tanto anterior quanto posterior (como a República de Platão ou a Cidade do Sol de Campanella), mas também qualquer ideal político, social ou religioso de realização difícil ou impossível. |
Como referenciar: "Dicionário - U" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 03/12/2024 à s 13:49. DisponÃvel na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=U