Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Transigência
a) Transigir é realizar uma transação. É ser a favor de algo, depois de ter sido contra ou vice-versa. b) É condescender com os adversários, é compor-se, contemporizar com eles. Transigência é a ação ou o efeito de transigir. É a contemporização, a condescendência, a tolerância, a indulgência. c) No terreno das ideias, diz-se que há transigência ou intransigência quando há tolerância ou não às ideias expostas por outros.
 

Transitiva
Chama-se de ação transitiva a que modifica outro ser que não o agente. Também a chamam ação que sai. Opõe-se à ação imanente, que se realiza no próprio agente. A ação transitiva realiza-se no efeito, e sua limitação neste não implica uma limitação do agente.
 

Transnatural
Nome proposto por Baldwyn e usado por vários filósofos, para indicar o acontecer do homem e do seu destino, que não é nem natural, nem sobrenatural. Por essa concepção nega-se que tenha o homem conhecido um estado de natureza.
 

Transobjetivo
Em Nicolai Hartmann, Transobjetiva é a parte da realidade que fica além dos limites do conhecido, portanto além do objeto de conhecimento humano.
 

Transubstanciação
a) É a mudança de uma substância em outra. b) Na eucaristia, na teologia cristã, é a transformação da substância do pão e do vinho no corpo e no sangue de Cristo.
 

Triadismo
Doutrina de origem estoica que considera o homem formado por três princípios: alma, corpo e espírito.
 

Tricotomia
a) É o que é partível ou divisível em três partes. b) Doutrina que afirma que o homem é composto de três partes: alma, corpo e espírito. Esta concepção tricotômica surge em textos do Velho Testamento, dos estoicos, e de alguns autores cristãos.
 

Triteísmo
Doutrina defendida por Filoponus, comentarista de Aristóteles, bispo de Tarso, e outros componentes do grupo dos monofisitas que, no século VI, defendiam a tese que o Pai, o Filho e o Espírito Santo formam três deuses e não um, pois são substanciais, independentes e distintamente individuais.
 

Trivium
Literalmente, três caminhos. Assim se chamavam as três disciplinas fundamentais do sistema educacional para as sete artes liberais na Idade Média. O trivium incluía a gramática, a retórica e a dialética. O quadrivium (de quattuor, quatro) era o segundo e mais avançado grupo dos estudos sobre as artes liberais, e era constituído da aritmética, da geometria, da astronomia e da música.
 

Truísmo
a) A expressão tornou-se universal para indicar as proposições que são verdadeiras tautologias, ou de uma frivolidade evidente e imediata. b) É a afirmação ou proposição, cuja verdade é tão óbvia, que não necessita demonstração ou prova para apoiá-la. c) Também usado no sentido de banalidade, embora verdadeira.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - T" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 04/12/2024 às 16:05. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=T&pg=3