Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Substância
1 - O que é necessariamente aquilo que é; 2 - O que existe necessariamente.
 

Sujeito
1 - Aquilo de que se fala ou a que se atribuem qualidades ou determinações; 2 - O eu, o espírito ou a consciência.
 

Suma
Breves tratados sistemáticos sobre algum conjunto de conhecimentos.
 

Super-homem
Para Friedrich Nietzsche O Super-homem é a encarnação da vontade de potência: O homem deve ser superado. O Super-homem é o sentido da terra. O Super-homem é a encarnação dos valores vitais que Nietzsche contrapõe aos valores tradicionais; para Nietzsche é o filósofo criador de valores, dominador e legislador, em oposição aos operários da filosofia, que são os comumente considerados filósofos.
 

Supererrogatório
O que é feito ou dado sem estrita obrigação jurídica ou moral.
 

Superestrutura
Para Karl Marx Superestrutura é a ordenação política e jurídica, bem como as ideologias políticas, filosóficas e religiosas, que dependem da estrutura econômica de dada fase da sociedade.
 

Superstição
Forma como os crentes de uma religião veem as crenças de outra religião.
 

Supra-Orgânico
Termo usado pelo positivismo para indicar o que está além da vida orgânica, ou seja, a vida psíquica ou a vida social. Esse termo é usado frequentemente por Herbert Spencer.
 

Supra-Sensível
Na terminologia kantiana Supra-Sensível é aquilo que diz respeito à faculdade especulativa da razão, mas de que nenhum conhecimento é possível. O Supra-Sensível é o domínio das ideias da Razão Pura, com tudo o que elas implicam para a vida moral do homem.
 

Supraconsciência
Termo usado por Henri Bergson para indicar uma verdadeira atividade criadora ou uma consciência pura, que, para ele, não é a vida.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - S" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/11/2024 às 08:01. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=S&pg=5