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Dicionário de Filosofia
Semiose | ||
Processo em que algo funciona como signo. Para a Filosofia Clínica Semiose são os registros que a pessoa utiliza como forma de expressão. |
Sensacionismo | ||
Pensamento que reduz o conhecimento a sensação e realidade a objeto da sensação. |
Sensível | ||
1 - Aquilo que pode ser percebido pelos sentidos. 2 - Aquilo que tem a capacidade de sentir. 3 - Quem tem capacidade de compartilhar as emoções alheias ou de por elas sentir empatia. |
Sensibilidade | ||
1 - Totalidade das operações sensíveis do homem. 2 - Capacidade de receber sensações e de reagir aos estímulos. 3 - Capacidade de julgamento ou avaliação em determinado campo. 4 - Capacidade de compartilhar as emoções alheias ou de por elas ter empatia. |
Senso | ||
Para René Descartes Senso é a faculdade de bem julgar e de distinguir o verdadeiro do falso. |
Sentimentos | ||
São estados afetivos, ou tendência afetiva geral, por oposição ao conhecimento. Variantes das emoções, das paixões, dos prazeres. Mais especificamente, prazeres, dores, emoções que tem causas morais, e não causas orgânicas imediatas. Estados de alma, ditos também estados psíquicos, decorrentes do sentir. Spinoza fala dos sentimentos passivos como a passagem das paixões às ações, aos atos. Conjunto de emoções e de inclinações altruístas e simpáticas, por oposição ao egoísmo, mas também a idéia de conhecimento intuitivo e imediato, por oposição ao raciocínio. Segundo o existencialismo, o único meio que possuímos para entrar em contato com a existência concreta e vivida, consiste no sentimento ou emoção. Assim é que dos conhecimentos sensíveis se fazem seguir prontamente estados de emotivos, e que podem ser os mais diversos, de satisfação uns, insatisfação outros. Importa não confundir, pois, a sensação com os sentimentos e as emoções decorrentes. Primeiro acontece o conhecimento, com objeto. Depois decorrem os estados conseqüentes, sem novo objeto. Podemos notar, através da critica de Lalande, em seu vocabulário técnico e critico, que o sentido da palavra sentimento se divide em dois grupos. Num grupo está a idéia essencial de estado afetivo e, no outro grupo a idéia de conhecimento imediato; a acepção de opinião, parecer, crença apesar de estar diretamente ligada a um sentido clássico sentire, sententia, tomou, segundo ele, por uma espécie de contágio, alguma coisa dessa conotação. |
Sequência | ||
Conjunto de termos entre os quais há uma relação de antes e depois. |
Seriedade | ||
Para Søren Kierkegaard a Seriedade é uma espécie de categoria moral, definindo-a como a originalidade conquistada pelo sentimento, conservada na responsabilidade da liberdade e afirmada no gozo da bem-aventurança. A Seriedade consiste na repetição e é condição para que a repetição não diminua o valor dos atos repetidos. |
Significado | ||
Possibilidade de um signo referir-se a seu objeto. Para os estoicos, o Significado se divide em três elementos que se inter-relacionam: o Significado, aquilo que significa e aquilo que é. Para a Filosofia Clínica Significado diz respeito à maneira e a interpretação que a pessoa empresta aos conceitos e aos termos que habitam sua malha intelectiva. Nesse sentido, uma interpretação é um parecer, não necessariamente uma sentença. |
Signo | ||
Qualquer objeto ou acontecimento, usado como menção de outro objeto ou acontecimento. |
Como referenciar: "Dicionário - S" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 21/11/2024 às 10:05. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=S&pg=1