Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Jainismo
Uma das seitas filosóficas da antiga índia, cujo nome provém de seu fundador Mahavira (século V a.C), denominado Jina, que significa o Vitorioso. Admite uma pluralidade de realidades ou substâncias, divididas em dois grupos antagonistas: as substâncias vivas e as materiais.
 

Jansenismo
Doutrina do bispo Cornélio Jansênio (1585-1638), exposta na obra Augustinus. Trata-se de uma tentativa de reforma católica através do retorno às teses de Agostinho de Hipona sobre a graça. Segundo Jansênio, a doutrina agostiniana implica que o pecado original tirou do homem a liberdade de querer, tornou-o incapaz para o bem e inclinado necessariamente ao mal.
 

Juízo
1 - Faculdade de distinguir e avaliar ou o produto ou o ato desta faculdade, bem como sua expressão; 2 - Uma parte da lógica; 3 - Em relação a uma proposição, ato de assentir, discordar, afirmar ou negar; 4 - Operação intelectual de síntese que se expressa na proposição.
 

Jusnaturalismo
Teoria do direito natural que não considera que o direito represente a participação humana numa ordem universal perfeita, que seria Deus ou viria de Deus, mas que ele é a regulamentação necessária das relações humanas, a que se chega através da razão, sendo independente da vontade de Deus.
 

 
 
Como referenciar: "Dicionário - J" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 14/11/2019 às 00:04. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=J