Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Instante
O Instante é diferente do agora, sendo o limite ou a condição do tempo, porque representa uma espécie de encontro ou de compromisso entre o tempo e a eternidade.
 

Intelectível
O que não é sensível e não tem relação com o que é sensível; é diferente de inteligível, que pode assemelhar-se ao sensível ou ser compreendido nele.
 

Intelecto
1 - Faculdade de pensar em geral. 2 - Atividade ou técnica particular de pensar.
 

Intermundos
Espaços entre os mundos, onde, segundo Epicuro, habitam os deuses.
 

Interpretação
1 - Possibilidade de referência de um signo ao que ela designa. 2 - Operação através da qual um sujeito (intérprete) estabelece a referência de um signo ao seu objeto (designado).
 

Intersubjetivo
1 - O que se refere às relações entre os vários sujeitos humanos. 2- O que é válido para um sujeito qualquer, como quando se diz conceito Intersubjetivo ou verificação Intersubjetiva.
 

Intimismo
Atitude de concentrar-se nas experiências interiores. Intimistas são poetas e literatos que em sentido depreciativo entendem a filosofia como uma espécie de autobiografia mascarada.
 

Introjeção
Processo de falsear a experiência e reduzir o objeto a uma representação interna do eu, admitindo que os outros indivíduos também possuem semelhante representação interna.
 

Introspecção
Auto-observação interior. Observação que o eu faz dos próprios estados internos.
 

Intuição
Relação direta com um objeto qualquer; por isso, implica a presença efetiva do objeto. A intuição foi entendida desse modo ao longo da história da filosofia, a começar por Plotino, que emprega esse termo para designar o conhecimento imediato e total que o Intelecto Divino tem de si e de seus próprios objetos.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - I" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/11/2024 às 05:49. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=I&pg=5