Você está em Ajuda > Dicionário
Dicionário de Filosofia
Estruturalismo | ||
Método ou processo de pesquisa que, em qualquer campo, faça uso do conceito de Estrutura. Foi difundido na antropologia moderna por Lévi-Strauss. Também houve tentativas de estendê-lo a todas as ciências humanas. O Estruturalismo tende a interpretar um campo específico de indagação em termos de sistema, como também mostra que os diversos sistemas específicos, verificados em diversos campos como antropologia, economia e linguística, correspondem-se ou têm características análogas. Lévi-Strauss, julga possível que uma mesma estrutura possa ser encontrada em três níveis da sociedade: no sentido de que as normas de parentesco e de casamento servem para assegurar a comunicação das mulheres entre os grupos, assim como as normas econômicas servem para assegurar a comunicação dos bens e dos serviços, e as normas lingüísticas, a comunicação das mensagens. |
Eter | ||
Para Empédocles o Éter era equivalente ao ar e Anaxágoras o entendia como sendo o fogo, foi empregado por Aristóteles para indicar a substância que compõe os céus e que, por não ser gerada, por ser incorruptível e inalterável, distingue-se dos quatro elementos que constituem as coisas sublunares. |
Eternidade | ||
1 - Duração indefinida no tempo; 2- Intemporalidade como contemporaneidade. A filosofia grega conheceu ambos os significados. Heráclito expressou o primeiro ao afirmar que o mundo foi desde sempre, é e será fogo sempre vivo que se acende a intervalos e a intervalos se apaga. Parmênides, por sua vez, exprimiu o segundo: O ser não foi, nem será, mas é no presente simultaneamente uno, contínuo. Platão contrapôs explicitamente os dois significados: Da substância eterna dizemos erroneamente que era, que é e que será, mas na verdade só lhe cabe o é, ao passo que o era e o será devem ser predicados apenas da geração que procede no tempo. Aristóteles utilizou ambos os conceitos. Por um lado o mundo fora do qual não há espaço vazio, nem tempo, abrange toda a extensão do tempo e é eterno. |
Etica | ||
Ciência da conduta. Existem três concepções fundamentais: 1 - A que a considera como ciência do bem para o qual a conduta dos homens deve ser orientada e dos meios para atingir tal fim, deduzindo tanto o fim quanto os meios da natureza do homem; 2 - A que a considera como a ciência do fundamento da conduta humana e procura determinar tal fundamento com o objetivo de dirigir ou disciplinar essa conduta. 3 - A de que a ética é a busca de argumentos para que os outros façam aquilo que nós acreditamos ser justo fazer. |
Eticidade | ||
Hegel fez uma distinção entre moralidade, que é a vontade subjetiva, individual ou pessoal, do bem, e a Eticidade, que é a realização do bem em realidades históricas ou institucionais, que são a família, a sociedade civil e o Estado. A Eticidade é o conceito de liberdade, que se tornou mundo existente e natureza da autoconsciência. As instituições éticas têm uma realidade superior à da natureza, porque constituem uma realidade necessária e interna. A mais elevada manifestação da Eticidade, o Estado, é Deus, que ingressou no mundo, um Deus real. |
Etologia | ||
Termo cunhado por Stuart Mill para designar a ciência que estuda as leis da formação do caráter. Essas leis derivariam das leis gerais da psicologia, aplicadas às influências que as circunstâncias ambientais exercem sobre a formação do caráter. A Etologia se distinguiria da sociologia porquanto a primeira seria a ciência do caráter individual, e a segunda a ciência do caráter social ou coletivo. |
Eu | ||
Este pronome, com que o homem se designa a si mesmo, passou a ser objeto de investigação filosófica a partir do momento em que a referência do homem a si mesmo, como reflexão sobre si ou consciência, foi assumida como definição do homem. Foi isso que aconteceu com Descartes, que foi o primeiro a formular em termos explícitos o problema do eu. O que sou eu então?, perguntava Descartes. Uma coisa que pensa. |
Eubulia | ||
Segundo Aristóteles, é a boa deliberação, o juízo correto sobre a correspondência entre meios e fim. O bem deliberar é dos sábios, e sabedoria consiste no juízo verdadeiro sobre a correspondência entre meios e fim. |
Eucrasia | ||
Segundo Hipócrates e Galeno é o temperamento, a harmonia entre os elementos que compõem o corpo. |
Eudemonia | ||
Felicidade |
Como referenciar: "Dicionário - E" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/11/2024 às 12:38. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=E&pg=7