Você está em Ajuda > Dicionário
Dicionário de Filosofia
Estado | ||
O uso da palavra Estado deve-se a Maquiavel. Estado é a organização jurídica coercitiva de determinada comunidade. Podem ser distinguidas três concepções fundamentais: 1 - A
concepção organicista, segundo a qual o Estado é independente dos indivíduos e anterior a eles; 2 - A concepção atomista ou contratualista, segundo a qual o Estado é criação dos indivíduos; 3 - A concepção formalista, segundo a qual o Estado é uma formação jurídica. |
Estatismo | ||
Doutrina que considera o Estado como única fonte do direito. Ou toda orientação política que atribua ao Estado funções ou poderes preponderantes em qualquer campo da atividade humana. |
Estádio | ||
O último dos quatro argumentos de Zenão de Eléia contra o movimento. Pode ser expresso da seguinte forma: duas massas iguais, dotadas de velocidades iguais, deveriam percorrer espaços iguais em tempos iguais. Mas, se duas massas se movem, uma de encontro à outra, a partir das extremidades opostas do Estádio, cada uma delas gasta, para percorrer a extensão da outra, a metade do tempo que elas gastariam se uma delas estivesse parada: disso Zenão concluía que a metade do tempo é igual ao dobro. O argumento volta a dizer que, ao se admitir a realidade do movimento, admite-se a equivalência entre metade do tempo e dobro do tempo. |
Estética | ||
Ciência filosófica da arte e do belo. Kant fala de um juízo estético, que é o juízo sobre a arte e sobre o belo, ele chama de Estética transcendental a doutrina das formas apriori do conhecimento sensível. Contemporaneamente a Estética pode ser entendida como qualquer análise, investigação ou especulação que tenha por objeto a arte e o belo, independentemente de doutrinas ou escolas. |
Estetismo | ||
Qualquer doutrina ou atitude que considere fundamentais e primordiais os valores estéticos e reduza ou subordine a eles todos os outros, mesmo e sobretudo os morais. |
Estilo | ||
Conjunto de características que distinguem determinada forma de expressão. Em sua origem, no século XVIII, a noção de estilo foi expressa pelo lema francês O estilo é o próprio homem, e considerada a manifestação na forma expressiva das características do sujeito em sua relação com o material empregado. Hegel considerou demasiado restrita essa concepção e incluiu no Estilo também as determinações que as condições da arte em questão produzem na forma expressiva. |
Estoicismo | ||
Uma das grandes escolas filosóficas do período helenista, fundada por volta de 300 a.C por Zenão de Cício. Os principais mestres dessa escola foram, além de Zenão, Cleante de Axo e Crisipo de Soles. Como as escolas da mesma época, epicurismo e ceticismo, o Estoicismo compartilhou a afirmação do primado da questão moral sobre as teorias e o conceito de filosofia como vida contemplativa acima das ocupações, das preocupações e das emoções da vida comum. Seu ideal, portanto, é de ataraxia ou apatia. |
Estoiquiologia | ||
Foi esse o nome dado por Hamilton à parte da lógica que estuda os aspectos elementares ou constitutivos dos processos do pensamento. Dividiu a Estoiquiologia em noética, enoemática, apofântica e doutrina do raciocínio. |
Estrutura | ||
Na lógica a Estrutura é o mapa ou o plano de uma relação: assim, diz-se que duas relações têm a mesma Estrutura quando o mesmo plano vale para ambas, ou seja, quando são análogas tanto quanto uma carta geográfica tem analogia com a região que representa. Nesse sentido, para Bertrand Russell a Estrutura é o número-relação, conceito generalíssimo que eqüivale a plano, construção e constituição. A descrição formal de Russell molda-se ao uso corrente do termo, por exemplo, ao uso encontrado na terminologia de Marx e dos marxistas. Nessa terminologia, Estrutura é a constituição econômica da sociedade em que se incluem as relações de produção e as relações de trabalho, ao passo que superestrutura é a constituição jurídica, estatal, ideológica da própria sociedade. |
Estrutura de pensamento | ||
É o modo como a pessoa está existencialmente no ambiente. A estrutura de pensamento se dá mediante a relação de trinta Tópicos que por interseção estabelecem as condições modais de existência da pessoa. A Estrutura de Pensamento se caracteriza pela sua mobilidade, plasticidade, pois ela muda de pessoa para pessoa, ela muda de época para época, ela muda na própria pessoa durante a vida. Ela procura entender a experiência humana enquanto existência. |
Como referenciar: "Dicionário - E" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/11/2024 às 10:40. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=E&pg=6