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Dicionário de Filosofia
Antecedente | ||
a) Etimologicamente o oposto ao consequente, isto é, o que cai antes. b) Em sentido lógico é a parte hipotética de um juÃzo enunciativo da condição, cuja parte posterior é a sua consequente. c) Quanto ao conceito antecedente é toda nota implicada em outro. d) Na ordem cronológica um fato anterior a outro. e) As causas são antecedentes dos efeitos. f) Axiológicamente o que é hierarquicamente superior. g) Stuart Mill chama a causa de antecedente constante e incondicional do efeito. |
Antecipação | ||
a) Epicuro designava com esta expressão um conhecimento ou uma noção geral que serve para nos fazer conceber de antemão um objeto, que ainda não nos caiu sob os sentidos. Mas essas ideias gerais deveriam, segundo Epicuro, derivar como todas as outras da sensação, embora construÃdas por uma multidão de noções particulares, anteriormente adquiridas. b) O termo foi adotado posteriormente pela escola estoica, aplicando-se ao conhecimento natural do absoluto, o que hoje chamamos os princÃpios a priori. c) Kant dá-lhe um sentido ainda mais restrito, pois entende por antecipações da percepção os julgamentos a priori, que aplicamos em geral sobre os objetos de experiência antes de havê-los percebido. d) É o prévio conhecimento de futuros acontecimentos. |
Antilogia | ||
Contradição existente entre as ideias de um mesmo discurso ou entre as passagens de um livro. |
Antinomia | ||
a) Contradição lógica entre dois princÃpios igualmente justificados, ou entre conclusões corretamente deduzidas de premissas incontestáveis. O termo adquiriu um uso geral, desde que Kant se serviu dele para indicar a condição em que se acha a razão pura ao desenvolver os fundamentos da cosmologia racional. b) Na ética kantiana também encontramos uma antinomia da razão prática que consiste no fato da felicidade e da virtude serem conceitos independentes e irredutÃveis um ao outro, formando uma antinomia que, por Kant, é resolvida pela referência ao postulado da existência de Deus. |
Antitipia | ||
Leibniz designa com este termo o atributo da matéria que determina que um corpo seja impenetrável por outro. |
Antrópico | ||
O que pertence à pré-cultura humana; ou seja, à fase predominantemente animal. |
Antropocentrismo | ||
Doutrina que coloca o homem como centro de todo universo, e considera o bem da humanidade como princípio e fim de todas as coisas. |
Antropomorfismo | ||
a) Ação ou doutrina filosófica que empresta a Deus ou deuses caracteres humanos, construindo-se a concepção da divindade ou divindades à imagem do homem, ou na afirmação de que o homem foi feito à imagem de Deus ou deuses, ou atribuindo-lhe pensamentos, procedimentos semelhantes aos homens. As doutrinas ateÃstas e panteÃstas criticam severamente essa tendência, tendo sido Spinoza um dos mais encarniçados adversários. b) Usado por muitos filósofos no sentido de querer emprestar ao cosmos qualidades humanas, preferindo as medidas humanas para o conhecimento do universo. A corrente que combate qualquer humanização do conhecimento, afirma por outro lado a superioridade quantitativa e qualitativa do conhecimento, do saber, que é maior que o homem e só pode crescer com a libertação do homem de seus esquemas antropomórficos, conhecendo o cosmos por medidas cósmicas. |
Apagoge | ||
a) No sentido aristotélico, abdução. b) Também em Aristóteles toma o sentido de um raciocÃnio que leva ao absurdo, acepção que encontramos em Leibniz. c) RaciocÃnio Apagógico é um raciocÃnio disjuntivo que prova uma tese pela refutação de todas as outras alternativas: ou A ou B ou C é verdade. Ora, nem A, nem B é verdade. Logo, C é verdade. |
Aparência | ||
É o aspecto que algo demonstra ser, que pode ser diferente ou até oposto do que realmente é. Mas o aspecto demonstrado pode ser também a sua verdade, e o que aparece revela a verdade da coisa. |
Como referenciar: "Dicionário - A" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/11/2024 à s 02:03. DisponÃvel na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=A&pg=9