Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Adversário
a) É o que se opõe a algo. b) O que luta contra algo. c) Na filosofia diz-se que é adversário o que afirma doutrinas ou pontos doutrinários contra outros por ele julgados falsos.
 

Adversidade
Adversidade é o conjunto das decepções ou do infortúnio de um ser humano ante o ambiente físico ou social em que vive.
 

Afasia
a) Perda de memória dos sinais da linguagem e, consequentemente, da palavra. b) Suspensão de qualquer asserção dogmática segundo os cépticos antigos.
 

Afetar
Filosoficamente limita-se ao sentido de influenciar, mover, irritar.
 

Aforismo
Regra, observação geral, enunciada concisamente, sob a forma de sentença, resumindo uma teoria, ou uma observação ou preceitos gerais e fundamentais.
 

Agente
a) Na escolástica agens é o que age ou que agiu. Todo o ser, enquanto considerado como exercendo uma ação, é considerado agente. Chama-se paciente o objeto dessa ação. Para Aristóteles agente é o oposto contrário do paciente. Para que haja o agente impõe-se o paciente, pois aquele age sobre este. E é tal, enquanto em ato, e tende para um fim. Atua o agente sua ação sobre outro e a realiza proporcionadamente à sua forma. É o agente que reduz a matéria de potência e ato.
 

Agnóstico
Nome dado às pessoas ou doutrinas que seguem o agnosticismo.
 

Agnoiologia
a) Designa a teoria da ignorância humana, sua extensão, limites e condições. b) Disciplina entre a epistemologia e a ontologia.
 

Agnosticismo
a) Designa toda doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a realidade ou certas regiões da realidade, cuja existência porém é admitida como certa ou como possível. b) Atitude filosófica que renuncia em princípio as especulações metafísicas, por julgá-las fúteis. A primeira definição abrange doutrinas filosóficas de cunhagem bastante diversa. É costume aplicar esse termo especialmente aos positivistas, Comte e Spencer, como com alguma reserva também ao criticismo de Kant, e a todos os que, atribuindo ao conhecimento um valor relativo, estão forçados daí a tirar consequências agnosticistas. c) Na atualidade, o agnosticismo se reveste de um aspecto parcial, principalmente em relação com o problema do irracionalismo. Parcial enquanto ele atribuiu à razão um campo limitado e congênere.
 

Agonística
Forma de controvérsia usada pelos antigos dialéticos. Dividia-se em endeiética e anatréptica. A primeira oferecia as regras para afirmar as proposições, enquanto a segunda o modo de as combater. Quando essa arte era apenas empregada para adestrar o espírito chamava-se ginástica, e dividia-se em ostetrícia, a arte de conseguir que o adversário afirme o que pretende ocultar, ignora ou pretende ignorar, e pirástica, em que se davam as regras para convencer o adversário com a argumentação que se apresentava, sem se fundamentar em suas declarações.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - A" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/11/2024 às 19:04. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=A&pg=6