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Dicionário de Filosofia
Adversário | ||
a) É o que se opõe a algo. b) O que luta contra algo. c) Na filosofia diz-se que é adversário o que afirma doutrinas ou pontos doutrinários contra outros por ele julgados falsos. |
Adversidade | ||
Adversidade é o conjunto das decepções ou do infortúnio de um ser humano ante o ambiente físico ou social em que vive. |
Afasia | ||
a) Perda de memória dos sinais da linguagem e, consequentemente, da palavra. b) Suspensão de qualquer asserção dogmática segundo os cépticos antigos. |
Afetar | ||
Filosoficamente limita-se ao sentido de influenciar, mover, irritar. |
Aforismo | ||
Regra, observação geral, enunciada concisamente, sob a forma de sentença, resumindo uma teoria, ou uma observação ou preceitos gerais e fundamentais. |
Agente | ||
a) Na escolástica agens é o que age ou que agiu. Todo o ser, enquanto considerado como exercendo uma ação, é considerado agente. Chama-se paciente o objeto dessa ação. Para Aristóteles agente é o oposto contrário do paciente. Para que haja o agente impõe-se o paciente, pois aquele age sobre este. E é tal, enquanto em ato, e tende para um fim. Atua o agente sua ação sobre outro e a realiza proporcionadamente à sua forma. É o agente que reduz a matéria de potência e ato. |
Agnóstico | ||
Nome dado às pessoas ou doutrinas que seguem o agnosticismo. |
Agnoiologia | ||
a) Designa a teoria da ignorância humana, sua extensão, limites e condições. b) Disciplina entre a epistemologia e a ontologia. |
Agnosticismo | ||
a) Designa toda doutrina que afirma a impossibilidade de conhecer a realidade ou certas regiões da realidade, cuja existência porém é admitida como certa ou como possível. b) Atitude filosófica que renuncia em princípio as especulações metafísicas, por julgá-las fúteis. A primeira definição abrange doutrinas filosóficas de cunhagem bastante diversa. É costume aplicar esse termo especialmente aos positivistas, Comte e Spencer, como com alguma reserva também ao criticismo de Kant, e a todos os que, atribuindo ao conhecimento um valor relativo, estão forçados daí a tirar consequências agnosticistas. c) Na atualidade, o agnosticismo se reveste de um aspecto parcial, principalmente em relação com o problema do irracionalismo. Parcial enquanto ele atribuiu à razão um campo limitado e congênere. |
Agonística | ||
Forma de controvérsia usada pelos antigos dialéticos. Dividia-se em endeiética e anatréptica. A primeira oferecia as regras para afirmar as proposições, enquanto a segunda o modo de as combater. Quando essa arte era apenas empregada para adestrar o espírito chamava-se ginástica, e dividia-se em ostetrícia, a arte de conseguir que o adversário afirme o que pretende ocultar, ignora ou pretende ignorar, e pirástica, em que se davam as regras para convencer o adversário com a argumentação que se apresentava, sem se fundamentar em suas declarações. |
Como referenciar: "Dicionário - A" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/11/2024 às 19:04. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=A&pg=6