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Dicionário de Filosofia

Acomodação
a) Processo pelo qual um organismo procura a sua adaptação funcional. b) Ajustamento do olhar para os objetos colocados em diferentes distâncias. c) Usado frequentemente em conexão com a interpretação bíblica.
 

Aconativo
O que não provoca desejo ou volição.
 

Acosmismo
a) Empregado por Hegel como definição da doutrina de Spinoza que faz desvanecer-se o mundo (Cosmos) e ser absorvido em Deus, sem contudo negar-lhe a existência, cujo panteísmo, para Hegel, não deve ser considerado como fórmula ateísta e sim acosmística. b) Também usado para designar a concepção que não admite a realidade material do universo (Cosmos).
 

Acroamático
a) Termo dado a certas doutrinas não escritas que são transmitidas oralmente a um número limitado de eleitos ou de pessoas, por serem aquelas julgadas perigosas ou impróprias para o maior número. Neste caso, sinônimo de esotérico. b) Qualifica certas doutrinas ou partes mais árduas da ciência, redigidas numa linguagem relativa à aridez da matéria, do assunto. c) Nome de certas obras de Aristóteles, que foram divididas em duas grandes partes: as acroamáticas ou esotéricas, reservadas a alguns discípulos escolhidos, e as exotéricas, destinadas a um grande número de leitores.
 

Acuidade
a) Qualidade do que é agudo, do que termina em ponta ou em gume; do que é penetrante. b) Daí empregar-se o termo acuidade para significar a capacidade para captar, nos mínimos matizes, os objetos intelectuais, as distinções sutis, que escapam ao comum das pessoas. c) Indica-se para caracterizar a capacidade de engenho na colocação e na solução de problemas e, também, a finura, a penetração, a perspicácia para penetrar no fundo das ideias, das intenções ou do pensamento alheio. d) Capacidade dos sentidos em perceber as sensações mais ou menos fracas, e de distinguir duas percepções mais ou menos vizinhas em distância ou em qualidade.
 

Aculturação
É o processo pelo qual a cultura é transmitida através de contínuos e diretos contatos entre grupos de culturas diferentes, em que um deles é quase sempre mais desenvolvido culturalmente. A aculturação compreende os fenômenos resultantes do contato direto e contínuo dos grupos de indivíduos de culturas diferentes, com as mudanças consequentes nos padrões originais culturais de um ou ambos grupos.
 

Acusmáticos
a) Título que recebiam os discípulos de Pitágoras, que eram apenas ouvintes de suas aulas ou das matérias ministradas em seu Instituto. b) Entre os pitagóricos também eram chamados os inclinados à devoção, aos mitos.
 

Adaptação
a) Segundo a concepção evolucionista consiste na modificação que experimenta um órgão para torná-lo mais apto à sua função. Esta adaptação, segundo uns, processa-se por causas externas; segundo outros, por causas internas. b) A biologia, para designar os fatos evolutivos, distingue duas espécies: 1) adaptação em virtude de variação, que é hereditária; e 2) adaptação por modificação, que é adquirida. c) Em uso menos restrito, a palavra é também aplicada ao ajustamento funcional que se processa nos indivíduos para com o seu meio. Nesta acepção usa-se também o termo acomodação. d) O fato da adaptação (no sentido estrito) das espécies ao seu meio foi tradicionalmente citado pela teologia como prova da existência de uma organização teleológica na criação.
 

Adaptabilidade
Caráter do que é adaptável. Capacidade de acomodar-se um ser vivo ao meio ambiente, e o modo de responder às situações criadas no ambiente em geral.
 

Adeísmo
Rejeição dos devas ou deuses da Índia antiga, semelhante ao ateísmo, o qual nega também um único Deus.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - A" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/11/2024 às 14:14. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=A&pg=4