Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Autarquia ou Autarcia
A condição de autossuficiência do sábio, para quem ser virtuoso basta para ser feliz, segundo os cínicos e os estoicos.
 

Autômato
O que se move por si, em geral, uma coisa inanimada que se move por si ou, mais especificamente, um aparelho mecânico que realiza algumas das operações consideradas próprias do animal ou do homem.
 

Autismo
Termo criado por Bleuler em 1923 para indicar a atitude que consiste na absorção do indivíduo em si mesmo, com a consequente perda de qualquer interesse pelas coisas e pelos outros. É um egocentrismo patológico.
 

Autocentralidade
Expressão empregada por Dilthey em Construção do mundo histórico. Assim como o indivíduo, cada sistema cultural, cada comunidade tem em si o seu centro. Nele estão ligadas a um todo único a interpretação da realidade, a valorização e a produção dos bens. A Autocentralidade das estruturas históricas revela-se eminentemente nas épocas, cada uma das quais é um horizonte fechado, no sentido de que as pessoas que nela vivem têm em comum a medida do seu agir, do seu sentir e do seu entender.
 

Autonomia
Termo introduzido por Kant para designar a independência da vontade em relação a qualquer desejo ou objeto de desejo e a sua capacidade de determinar-se em conformidade com uma lei própria, que é a da razão.
 

Autopoiesis
É a estrutura de um sistema vivo. Refere-se à capacidade em transformar e integrar componentes e processos desencadeados por perturbações internas ou externas. Encontra-se subordinada à organização, mas esta, por seu lado, só pode auto-manter-se devido aos elementos complexificadores aportados pela estrutura. Segundo Maturana é a crença de que somos animais racionais que nos leva a enaltecer a racionalidade em detrimento das emoções e, esse processo faz que nossa noção de realidade seja independente do que realizamos no mundo. Em resumo é a teoria biológica, dos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela de bastante repercussão na epistemologia e nas áreas do saber humano, qual fundamenta que a invariante que se mantém nos processos de adaptação ontogenéticos, e que nos permite identificar um organismo como uma unidade é a autopoiesis desse ser vivo. Auto enquanto referenciado a si próprio; poiesis, de produção (poiein).
 

Averroísmo
Doutrina de Averróis, como foi entendida e interpretada pelos escolásticos medievais e pelos aristotélicos do Renascimento. Resume-se nos seguintes fundamentos: 1 - Eternidade e necessidade do mundo: tese contrária ao dogma da criação; 2 - Separação do intelecto ativo e passivo da alma humana e sua atribuição a Deus; 3 - Doutrina da dupla verdade, isto é, de uma verdade de razão, que se pode extrair das obras de Aristóteles, o filósofo por excelência, e de uma verdade de fé: ambas podem opor-se.
 

Axiocêntrico
Doutrina que afirma a prioridade do valor sobre a realidade, do dever ser sobre o ser, no sentido de que também o juízo existencial implica a distinção de valor entre verdade e falsidade.
 

Axiologia
Qualquer teoria dos valores morais é uma Axiologia. Em Filosofia Clínica é tudo o que diz respeito aos valores da pessoa.
 

Axioma
Para Aristóteles, os axiomas são princípios evidentes que constituem o fundamento de qualquer ciência. Por exemplo : duas coisas iguais a uma terceira são iguais entre si, ou o todo é maior que a parte.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - A" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/11/2024 às 11:51. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=A&pg=13