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Dicionário de Filosofia
Arrependimento | ||
O angustiante reconhecimento da própria culpa. Esta é a definição em que os filósofos concordam, ainda que a expressem com palavras diferentes. Os filósofos também estão de acordo em admitir o valor moral do arrependimento. Spinoza, embora julgue que o Arrependimento não é uma virtude, isto é, não deriva da razão, e que portanto, quem se arrepende é duplamente miserável e impotente (uma vez porque agiu mal e depois porque se aflige com isso), reconhece que aquele que está submetido ao Arrependimento pode, todavia, voltar a viver segundo a razão muito mais facilmente do que os outros. |
Arte | ||
Em seu significado mais geral é todo conjunto de regras capazes de dirigir uma atividade humana qualquer. Era nesse sentido que Platão falava da Arte e, por isso, não estabeleceu distinção entre Arte e ciência. Arte, para Platão, é a arte do raciocínio, como a própria filosofia no seu grau mais alto, isto é, a dialética; Arte é a poesia, embora lhe seja indispensável a inspiração delirante; Arte é a política e a guerra; Arte é a medicina e Arte é respeito e justiça, sem os quais os homens não podem viver juntos nas cidades. |
Ascese | ||
Essa palavra significa propriamente exercício e, na origem, indicou o treinamento dos atletas e as suas regras de vida.
Com os pitagóricos, os cínicos e os estoicos, essa palavra começou a ser aplicada à vida moral na medida em que a realização da virtude implica limitação dos desejos e renúncia. O sentido de renúncia e de mortificação tornou-se, daí, predominante; na Idade Média, Ascese significou mortificação da carne e purgação dos vínculos com o corpo. |
Ascetismo | ||
Prática da ascese. |
Aseidade ou Asseidade | ||
Qualidade ou caráter do ser que tem em si mesmo a causa e o princípio do próprio ser, ou seja, Deus. Abaliedade é a qualidade contrária, isto é, a do ser que tem causa em outro ser. Vocábulos usados na Escolástica tardia. |
Aspecto | ||
Ponto de vista ou ângulo visual de que pode ser considerado um fato ou uma observação. Objetivamente, o lado que o fato ou a situação apresenta. |
Ataraxia | ||
Termo usado primeiramente por Demócrito, depois pelos epicuristas e pelos estoicos, para designar o ideal da imperturbabilidade ou da serenidade da alma, em decorrência do domínio sobre as paixões ou da extirpação destas. |
Atributo | ||
Aquilo que se afirma ou nega sobre o sujeito. |
Atualismo | ||
Toda doutrina que reconheça como substância ou princípio do ser um ato ou uma atividade. Toda doutrina desse gênero é uma forma de idealismo, mais precisamente de idealismo romântico. Atualismo é, portanto, a doutrina de Fichte, que reconhece como princípio a atividade do Eu infinito. Atualismo também é a doutrina de Hegel, para quem a Ideia é atualidade perfeita de consciência. |
Atuante | ||
Vocábulo usado por Husserl nas últimas obras para indicar o eu, sujeito transcendental ou polo egológico que atua para a constituição do mundo, ou seja, age como princípio constitutivo do mundo da vida mesmo antes que a reflexão fenomenológica o reconheça como tal. |
Como referenciar: "Dicionário - A" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/11/2024 às 09:09. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=A&pg=12