Você está em Ajuda > Dicionário

Dicionário de Filosofia

Apatia
Literalmente ausência de toda paixão. Este estado de indiferença figura no estoicismo como o ideal do sábio. A apatia é intuída para excluir todos os fatores que possam turvar a hegemonia da razão na alma. Os estoicos pregavam o aniquilamento das paixões pela razão, como um meio de conservar o domínio de si mesmo. A apatia estoica nada tem que ver com a resignação ou a paciência em face do mal.
 

Apeiron
O infinito ou o indeterminado: segundo Anaximandro de Mileto, é a matéria em que os elementos ainda não estão distintos e que, por isso, além de infinita, é também indefinida e indeterminada. Essa determinação dupla de infinitude no sentido de inexauribilidade e de indeterminação permaneceu por muito tempo ligada ao conceito de infinito.
 

Apercepção
O significado específico dessa palavra foi esclarecido pela primeira vez por Leibniz como consciência das próprias percepções. Diz Leibniz: A percepção da luz ou da cor, por exemplo, de que temos Apercepção é composta por muitas pequenas percepções de que não temos Apercepção; um ruído que percebemos, mas ao qual não damos atenção, torna-se aperceptível se sofrer um pequeno aumento.
 

Apetite
O princípio que impele um ser vivo à ação, com vistas à satisfação de uma necessidade ou desejo ou à realização de um fim. Assim Aristóteles entendeu o Apetite, que ele colocou junto com o sentido e com o intelecto, entre as partes que direcionam da alma.
 

Apocatastase
Teoria própria dos Padres orientais: prevê a restituição final do mundo e de todos os seres nele contidos à condição perfeita e feliz que tinham na origem.
 

Apodítica
Parte da lógica que tem por objeto a demonstração.
 

Apofântico
Declarativo ou revelativo. Aristóteles chamou de Apofântico o enunciado que pode ser considerado verdadeiro ou falso e considerou que esse tipo de enunciado é o único objeto da lógica: da qual, portanto, são excluídas as orações, as ordens, etc, cujo estudo pertence à retórica ou à poética. Esse significado permaneceu fixo no uso filosófico.
 

Apologética
Disciplina que tem por objeto a defesa (apologia) de determinado sistema de crenças. Esse termo se refere, mais frequentemente, à defesa das crenças religiosas.
 

Aponia
A ausência de dor como prazer estável e, portanto, eticamente aceitável, na ética de Epicuro.
 

Aporema
Em Aristóteles, é definido como um raciocínio dialético que conclui com uma contradição e que não permite estabelecer por qual dos dois ramos da própria contradição se deva optar.
 

   

 
 
Como referenciar: "Dicionário - A" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/11/2024 às 04:43. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_dic.php?palvr=A&pg=10