Você está em Ajuda > Outras áreas
Filosofia e outras áreas
(21/Abr) | Filosofia e marketing | |||
O que poderíamos dizer que liga a filosofia ao marketing? Comecemos por entender o que significa a palavra marketing. A palavra é muito antiga, mas é partir de nosso tempo que vem ganhando espaço, ela pode ser conceituada como sendo a habilidade de suprir as necessidades dos que compram e dos que vendem, dizendo melhor, seria a área que junta os interesses dos vendedores com os interesses do compradores e disso gera a síntese do jogo de interesses. Não existe uma palavra que traduza literalmente o que quer dizer marketing, geralmente é aceita a palavra "comercialização". Como podemos unir este termo ao que diz respeito à filosofia? O marketing busca aliar o interesse de quem vende com o de quem compra, já a filosofia busca lear o ser humano de um ponto a outro de sua vida através de pensamentos e ações, para isto utiliza das suas mais diversas partes, lógica, ética, estética e tantas outras ramificações de um mesmo corpo. Quando unimos o marketing à filosofia temos um uso eficiente da linguagem que estabelecerá a síntese de satisfação tanto do vendedor quanto do comprador. A filosofia será o auzílio teórico na montagem de um sistema no qual ambos os lados possam ser beneficiários de uma mesma relação, a relação de dependência gerada pelo mercado. Como disse, as teorias irão auxiliar os vendedores na hora de satisfazer seu cliente e aumentarem seus lucros. Podemos citar o exemplo de uma velha máxima: "O cliente sempre tem razão". pode parecer uma simples frase, mas ao marketing que ela apresenta é simplesmente gigantesco, apresentando desde a forma como os produtos são produzidos, como os vendedores aprensentam, de que maneira vendem e como acontece o pós-venda. A filosofia será o aporte teórico no casamento dos interesses de mercado que unem em um mesmo aspecto dois lados de uma mesma moeda, o comprador e o vendedor.
Responsável - Rosemiro A. Sefstrom |
||||
Como referenciar: "Filosofia e marketing" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/11/2024 às 17:16. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_areas.php?id=27