Biblioteca Virtual
 Biografia de Filósofos
 História da Filosofia
 Laifis de Filosofia

 Eventos
 Resenhas
 Livros
 Entrevistas

 Oráculo
 Dicionário de Filosofia
 Vídeos de Filosofia
 Rádio Filosofia
 Como estudar Filosofia
 Dicas para Monografia
 Filos. e Outras Áreas
 Filos. na Sala de Aula

 Exercícios Comentados
 Jogos On-line
 Provas de Concursos

 Curso de Filosofia

 Curiosidades Filosóficas
 Escolas de Filosofia
 Filosofia Clínica
 Histórias Filosóficas
 Relato do Leitor
 Frase de um Leitor
 Charges
 Fil. para Crianças
 Lançamento de Livros
 Livros para Download
 Frase de Filósofos
 Uma Foto, uma História
 Trechos de Livros
 Enquetes
 Cursos de Extensão
 Fale Conosco

 

 

Vídeos de Filosofia

Michelangelo Bovero - A invenção do conflito entre Islã e Ocidente
  Michelangelo Bovero, filósofo e escritor italiano, fala sobre o que é importante para compreendermos a diversidade incomparável do Islã: "o que é politicamente relevante é a invenção da oposição entre Ocidente e Islã". Para o filósofo e escritor italiano, é desta criação que se formou a realidade das guerras
Alain de Botton - A criação do meu eu: o desafio do século 21
  Alain de Botton, escritor e filósofo suíço, analisa o impacto do excesso de opções sobre a identidade do indivíduo contemporâneo, o que, para ele, se configura como o grande desafio do século 21: a construção do eu. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2011.
Vandana Shiva - As mulheres e a construção do novo mundo
  Vandana Shiva, Ph.D. em filosofia e ativista pelo meio ambiente indiana, explica a diferença entre o poder masculino e o feminino. De acordo com Vandana, no que se refere à vida, as mulheres são experts e isso se dá porque as mulheres, ao longo da história, foram encarregadas das tarefas que a sustentam. Assim, as mulheres são a ponte para um futuro que precisa aprender a se reconectar com a vida. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2012.
Alain de Botton - O problema do otimismo
  Alain de Botton, escritor e filósofo suíço, explica o problema da percepção de felicidade enquanto algo contínuo, uma ideia amplamente disseminada na América e em seu sonho de felicidade permanente. O que faz o homem quando se depara com a realidade de que felicidade são instantes? Um certo pessimismo, defende, é importante enquanto preparação para a realidade de que a vida é constituída por estes momentos de graça ou de poesia. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2011.
Simon Blackburn - A ambivalência do iluminismo
  Simon Blackburn, filósofo britânico, reflete sobre os ideais da democracia, do iluminismo e da razão sobre os povos. Enquanto na França o iluminismo levou ao "terror", na Inglaterra a derrubada do rei, da autoridade da igreja, etc, foram positivos. Já na América Latina, com uma história mais recente baseada em tais valores, ainda aprendemos sobre nossos medos e preocupações com relação à sociedade, economia e política. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2012.
Simon Blackburn - A fronteira da filosofia contemporânea
  Simon Blackburn, filósofo britânico, argumenta que o principal desafio da filosofia contemporânea é englobar o caráter efêmero dos fenômenos. Quais são os grandes temas que movem o indivíduo atualmente? E quanto tempo eles durarão? Como capturar a realidade que se configura enquanto a própria mudança? Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2012.
Tzvetan Todorov - Reação à globalização
  Tvzetan Todorov, filósofo e linguista franco-búlgaro, examina a contrapartida à globalização: uma época de diluição, de decomposição das identidades tradicionais. Empresas, produtos e até funcionários vão e vêm para além das fronteiras geográficas e isso causa uma reação de fechamento, de tentar proteger o país de uma suposta barbárie. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2012.
Peter Singer - O status moral do sofrimento
  Peter Singer, filósofo australiano, debate o status moral do sofrimento: por que o sofrimento de um animal seria menos importante do que o de um ser humano? Autor de "Libertação animal", obra que revolucionou as formas de produção de cosméticos e de alimentos e de testes de produtos, Singer analisa as contradições do especismo e defende o fim do consumo de produtos que impulsionam modos de produção que ignoram o sofrimento dos animais. Conferencista Fronteiras do Pensamento 2013.
Luc Ferry - A morte segundo as religiões
  Luc Ferry, filósofo francês, reflete sobre como as diferentes religiões discutem o medo da morte. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2007 e 2011.
Tzvetan Todorov - A riqueza da identidade europeia
  Tzvetan Todorov, filósofo e linguista franco-búlgaro, defende que é uma "loucura" tentar constituir um lugar identitário puro na Europa, sendo que a identidade do continente é justamente sua pluralidade. Conferencista Fronteiras do Pensamento 2012.
Daniel Dennett - Religiões e imparcialidade
  O filósofo Dan Dennett clama para que religião - todas as religiões - seja ensinada nas escolas, assim poderemos entender sua natureza como um fenômeno natural. Então ele combate o livro Uma Vida com Propósitos, discordando da premissa de que, para ser moral, é preciso negar a evolução.
Daniel Dennett - As religiões, os pássaros e os dinossauros
  Daniel Dennett, filósofo cognitivista e professor norte-americano, acredita que as religiões sofrerão mudanças e algumas delas até mesmo serão extintas. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2010.
Peter Singer - Mudanças globais e alternativas para a carne
  Publicado em 9 de fev de 2015 Peter Singer, filósofo australiano, apresenta um novo argumento para que as pessoas se tornem vegetarianas: as mudanças climáticas. Pelo metano produzido pelo gado ou pela terra utilizada para a criação, Singer se mostra confiante sobre uma mudança nos hábitos da sociedade. Ainda, comenta a utilização de tecnologias para desenvolver alimentos alternativos à carne. Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2013.
Lúcio Packter - Filosofia Clínica
  Professor Lúcio Packter, filósofo, fundador da Filosofia Clínica explica alguns fundamentos da Filosofia Clínica no Movimento Lusófono - MIL - em Portugal.
Edgar Morin - A poesia da vida
  Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, reflete sobre a fragilidade e a complexidade da felicidade. Para ele, o grande segredo da vida é favorecer elementos que permitam uma vida poética, repleta de momentos de êxtase e de alegria. Conferencista do Fronteiras do Pensamento nos anos de 2008 e 2011.


   

Entrevistas

Novidades

 


Receber
Parar de receber

Livros

Gostou do site?

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Sites parceiros:

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2008-2017 Só Filosofia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.