Você está em Diversos > Imagens

Imagens filosóficas

Filósofo do Dia

Eduardo Nicol
Nasceu no dia 13 de dezembro de 1907. Obra principal: Metafísica da Expressão. Pensamento: O homem é uma criação histórica, a estrutura temporal e a necessidade que temos de nos fazer a nós mesmos explica nossa historicidade. A linguagem é que dá sentido à realidade e aos outros. A expressão é que integra o homem ao mundo e que revela o desejo do homem completar-se, além disso, a expressão é o que nos faz consciente de nossa historicidade, temporalidade e de finitude frente à eternidade. Todo ser humano é expressivo e expressa seu modo de ser. O mundo humano está invadido por necessidades que põe em perigo a liberdade humana.
Piotr Kropotkin
Nasceu no dia 9 de dezembro de 1842. Obra principal: Mutualismo: Um Fator de Evolução. Pensamento: Defendia o anarco-comunismo como forma de acabar com as injustiças sociais. Pensamento resumido na frase "De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo a sua necessidade". Acreditava que todos os homens e mulheres tem direito ao bem-estar social. Defendia a livre associação das pessoas e a supressão do estado opressor, que é a causa dos grandes males da população que ele governa. Pensava ainda que o povo é dotado de um espírito organizador, e esse espírito é que vai construir uma nova ordem social sem autoridades nem governo.
Gabriel Marcel
Nasceu no dia 7 de dezembro de 1889. Obra principal: Ser e Ter. Pensamento: O corpo de uma pessoa e a sua situação histórica condicionam a sua essência e realidade. A existência humana tem que ser interpretada como inserida em uma comunidade, o ser humano não pode ser visto como um ser isolado. A família é um símbolo da realidade existencial do indivíduo e dá a ele o seu fundamento. Cada ser humano é singular e irrepetível. Acreditava que nós somos nosso corpo como matéria visível, mas além disso somo uma intimidade profunda.
Xavier Zubiri
Nasceu no dia 4 de dezembro de 1898. Obra principal: Trilogia Inteligência e Razão; Senciente e Realidade. Pensamento: A realidade é o presente na percepção. Entende a existência humana como uma religação. Acreditava que a história deveria estudar não só o que foi, mas o que deveria ter sido. A realidade é a apreensão produzida pela inteligência senciente, que une o intelecto e o sensorial. Sentir e entender não podem se identificar mas também não podem se separar. O homem é um animal de realidades.
Maine de Biran
Nasceu no dia 29 de novembro de 1766. Obra principal: A Influência do Hábito Sobre a Faculdade de Pensar. Pensamento: Sentir que existe é a primeira informação da qual não podemos duvidar e é revelada pela reflexão interior. Sem consciência não à conhecimento, e além de consciência tem que existir um sujeito permanente que conhece. O eu é formado pelo fluxo contínuo de fenômenos internos e externos. O eu é a força agente que faz o corpo se mover e coloca as suas diversas partes em contato com os objetos causando as sensações.
Victor Cousin
Nasceu no dia 28 de novembro de 1792. Obra Principal: Fragmentos Filosóficos. Pensamento: A natureza da razão é universal e necessária. A razão é dada à nossa consciência através da apercepção, que é a percepção instantânea, imediata e espontânea e está acima da nossa reflexão consciente. O pensamento é composto por causalidade e substância. A natureza é espontânea, a humanidade é reflexiva e a reflexão é quando a mente é objeto de si mesma.
Norbert Wiener
Nasceu em 26 de novembro de 1894. Obra principal: Cibernética. Pensamento: A informação pode ser quantificada e os sistemas mecânicos, elétricos, computacionais ou biológicos podem se autorregular através da retroalimentação. A cibernética é o estudo da linguagem e do controle de comunicação tanto nos animais como nas máquinas.
Baruch Spinoza
Nasceu em 24 de novembro de 1632. Obra principal: Tratado da Correção do Intelecto. Pensamento: Deus é o único motivo da existência de todas as coisas. Um dos propósitos da filosofia é esclarecer a identidade existente entre nossa mente e o conjunto de todas as coisas da natureza. Não existe uma finalidade para a existência do homem e nem para a existência da natureza. O objetivo da fé é a obediência, o objetivo da filosofia é a verdade.
Voltaire
Nasceu no dia 21 de novembro de 1694. Obra Principal: O Filósofo Ignorante. Pensamento: A filosofia é o espírito crítico que vai contrapor a tradição para poder diferenciar o que verdadeiro do que é falso. Defende uma religião natural baseada em uma moral natural, tolerante e que busca unir os homens espiritualmente respeitando as diferenças culturais. Se Deus não existisse teríamos que inventá-lo, pois toda natureza grita que ele existe. Defende a pesquisa científica baseada na experimentação e na busca de leis comuns que explicassem os mais diversos fenômenos naturais. Os homens selvagens são livres e os civilizados tem que ser tratados com igualdade pela lei.
Edvard Westermarck
Nasceu no dia 20 de novembro de 1862. Obra Principal: Relatividade Ética. Pensamento: O casamento é uma herança genética. A homossexualidade é um comportamento difundido em todas as épocas históricas e em todas as culturas e é um fenômeno plenamente natural. Nenhum princípio ético é objetivamente válido, e os juízos morais descendem das emoções e sentimentos. Não existe verdade moral absoluta. A ética objetiva é uma pretensão de que nossas experiências subjetivas possuam uma realidade objetiva e universal fora de nós.
Richard Avenarius
Nasceu no dia 19 de novembro de 1843. Obra principal: Filosofia Como Pensamento do Mundo. Pensamento: A filosofia tem que ter seu fundamento na experiência e no diálogo constante com a ciência. A filosofia tem como objetivo compreender como funciona o pensamento humano. Como a vontade humana tem uma quantidade limitada de força à sua disposição, ela busca sempre realizar a representação que necessite menos força. A atividade do cérebro é um processo de desequilíbrio e equilíbrio entre nutrição e metabolismo. Nosso cérebro é um órgão que tem que responder de forma eficiente ao ambiente, as atividades que não servem à essa função tendem a entrar em desuso.
Pierre Bayle
Nasceu no dia 18 de novembro de 1647. Obra principal: Dicionário Histórico e Crítico. Pensamento: Acreditava que a vida moral não depende dos princípios religiosos, pois é possível viver de um modo honesto e virtuoso seguindo a razão e o bom senso. O bem e o mal não são prerrogativas da fé ou de uma filosofia. Existe discrepância entre o que os humanos dizem e o que fazem. São as paixões que dominam os homens e não a razão.
Bernard Mandeville
Nasceu no dia 15 de novembro de 1670. Obra principal: Vícios Privados, Benefícios Públicos. Pensamento: O egoísmo tem uma utilidade social. A moral é o resultado da vontade egoísta dos fracos para se protegerem mutuamente dos mais fortes. As ações humanas não podem ser divididas em boas ou más. Os vícios privados contribuem para o bem público, e as ações altruístas podem destruí-lo. Uma sociedade não pode ser ao mesmo tempo moral e próspera. A busca dos próprios interesses gera prosperidade social.
Saul Kripke
Nasceu no dia 13 de novembro de 1940. Obra principal: O Nomear e a Necessidade. Pensamento: Desenvolveu a teoria causal da referência, onde um nome se refere a um objeto por ter uma relação causal com esse objeto em uma comunidade de falantes. Um nome é um designador rígido, pois se refere ao objeto nomeado em todo mundo possível que esse objeto exista. Não acredita que os eventos mentais se reduzam a eventos físicos.
Roland Barthes
Nasceu no dia 12 de novembro de 1915. Obra Principal: Elementos de Semiologia. Pensamento: Defendia que todos os textos são recriações de textos anteriores e o escritor não tem passado, ele nasce com o texto. O autor morre quando nasce o leitor, pois quando alguém lê um texto dá a esse texto uma interpretação própria, que não é mais a interpretação do autor. Sobre as imagens, acreditava que suas mensagens são denotativas, que é a mensagem bruta, sem códigos e a conotativa, que é a mensagem conscientemente colocada pelo autor para provocar uma reação concreta no receptor.

Como referenciar: "Filósofo do Dia - Imagens filosóficas" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 14/12/2019 às 05:31. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/imagens_lista.php?categoria=Fil%C3%B3sofo%20do%20Dia