Biblioteca Virtual
 Biografia de Filósofos
 História da Filosofia
 Laifis de Filosofia

 Eventos
 Resenhas
 Livros
 Entrevistas

 Oráculo
 Dicionário de Filosofia
 Vídeos de Filosofia
 Rádio Filosofia
 Como estudar Filosofia
 Dicas para Monografia
 Filos. e Outras Áreas
 Filos. na Sala de Aula

 Exercícios Comentados
 Jogos On-line
 Provas de Concursos

 Curso de Filosofia

 Curiosidades Filosóficas
 Escolas de Filosofia
 Filosofia Clínica
 Histórias Filosóficas
 Relato do Leitor
 Frase de um Leitor
 Charges
 Fil. para Crianças
 Lançamento de Livros
 Livros para Download
 Frase de Filósofos
 Uma Foto, uma História
 Trechos de Livros
 Enquetes
 Cursos de Extensão
 Fale Conosco

 

 

Auguste Comte (1798 - 1857)

Para Comte a sociedade, os grupos humanos, as civilizações e os indivíduos em seus psiquismos durante seu desenvolvimento passam por três estágios: 1 - Teológico ou fictício; 2 - Metafísico ou abstrato; 3 - Científico ou positivo. No estagio Teológico os fenômenos são interpretados como resultado da ação de agentes sobrenaturais. No estágio Metafísico busca-se a essência dos fenômenos ou ideias abstratas para explicá-los. Já no estágio Positivo os fenômenos são explicados através das suas leis efetivas, e para isso são utilizados o raciocínio e a observação para descobrir as relações invariáveis de sequência e semelhança.
Tanto os indivíduos como os grupos humanos e suas criações iniciam seu desenvolvimento no estágio Teológico, mas é no estágio Positivo que vão encontrar seu estado estável e definitivo, o estágio Metafísico serve apenas como transição.
No estágio Positivo o espírito humano vai reconhecer a impossibilidade de se alcançar conhecimentos absolutos e vai deixar de se perguntar sobre as origens, o destino e às causas fundamentais do universo. Os homens são teológicos na infância, metafísicos na juventude e físicos na maturidade.
Os fenômenos sociais têm que ser interpretados pela filosofia positiva submetendo a sociedade a uma rigorosa pesquisa científica e através dessa pesquisa serão encontrados fundamentos sólidos para que se possa reorganizar a sociedade. Para se resolver as crises sociais temos que conhecer os fatos sociais e políticos. As pesquisas científicas da sociedade vão descobrir as leis que estão por trás dos fenômenos sociais, que tendem a ser constantes, e podem ser previstos, e prevendo esses fenômenos eles podem ser modificados em benefício da sociedade. Em resumo, a ciência nos leva à previsão e a previsão nos leva à ação.
A ciência nos permite dominar a natureza, e a ciência são leis descobertas e estabelecidas através da observação dos fatos. A sociologia estuda os fatos sociais para que se possa alcançar uma ordem social, sem idealidades metafísicas, mas com realidades observadas.
A sociologia para Comte é dividida em estática social e dinâmica social, a estática social estuda o que existe em comum em todas as sociedades, que são a sociabilidade, o núcleo familiar e a divisão do trabalho, que se combinam em uma cooperação de esforços. A estática social estabelece a conexão entre os diferentes aspectos da vida em sociedade, como a política, a economia e a cultura.
A dinâmica social vai estudar as leis através das quais a sociedade se desenvolve, e essas leis são os três estágios. O progresso social segue essas leis.
A estática social estuda a ordem e a dinâmica social estuda o progresso da sociedade. O desenvolvimento e o progresso social seguem os três estágios porque as pessoas também seguem os três estágios em seu desenvolvimento, a história da humanidade é o reflexo da natureza humana.

Sentenças:
- Cada vez mais os mortos governam os vivos.
- Cansamo-nos de agir e de pensar, mas jamais de amar.
- O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim.
- Saber para prever a fim de poder.
- Muito mais que os interesses, é o orgulho que nos divide.
- Só existe uma máxima absoluta: Nada é absoluto.
- As mulheres vivem numa infância perpétua.

Auguste Comte

Responsável: Arildo Luiz Marconatto




Sites parceiros:

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2008-2018 Só Filosofia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.