Você está em Diversos > Curiosidades

Curiosidades filosóficas

Marx

Marx - 14
Somente o primeiro volume de Das Kapital apareceu com Marx ainda vivo. Mesmo reunindo grande documentação para continuar o livro, os volumes segundo e terceiro surgiram editados por Engels, em 1885 e 1894.
Alguns escritos foram publicados por Karl Kautsky, como quarto volume, entre 1904 e 1910.
Karl Marx morreu em 14 de março de 1883, em Londres.
Marx - 13
Após trabalhar no movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, Marx retornou definitivamente a Londres; pelo resto da vida teve uma generosa ajuda de Engels para manter a família.
Marx - 12
A vida do filósofo foi conturbada. Muitos exílios. Por volta de 1850, Colônia, Paris, Londres. Com a mulher, as duas filhas, uma empregada, a situação financeira era gravíssima. Recusava-se a trabalhar em algo que não tivesse relação com o que acreditava. Um fato curioso é que por tal época não foi aceito em um trabalho de escritório por causa de sua caligrafia ruim.
Marx - 11
Marx foi expulso da França em 1845. Em um contexto de vida difícil, redige com Engels a Ideologia Alemã. É o afastamento teórico de Feuerbach.
Marx - 10
O texto intitulado Esboço de uma Crítica da Economia Política, de Engels, escrito enquanto este morava em Manchester, Inglaterra, causou fundo impacto em Marx. Logo depois ambos passariam a trabalhar em parceria. O primeiro trabalho neste sentido foi A Sagrada Família.
Marx - 9
A revista Anais Franco-Alemães teria como diretores Ruge, Heine, Marx e Feuerbach, mas este último decidiu não participar. Seus amigos ficaram sentidos. A revista teve apenas um número, em 1844. Ali aparece o texto de Marx intitulado A Questão Judaica.
Marx - 8
Marx tinha a idéia de compor com Bauer uma revista. Mas isso não se efetivou porque, entre outros motivos, Bauer foi expulso de Bonn.
Marx - 7
Em sua tese de doutorado, Marx entendia que o átomo, em Demócrito, seria uma demonstração de uma categoria abstrata sobre um elemento empírico, muito diferente do que houve em Epicuro.
Marx - 6
Nas cartas de Karl escreveu a seu pai, que desejava ver o filho formado na academia antes de se casar, temos as discordâncias daquele jovem pensador com os pressupostos de Hegel. No entanto, Marx mostrava-se essencialmente próximo, fortemente impelido em direção aos escritos hegelianos.
Marx - 5
Marx estudou na Universidade de Berlin. Particularmente, não sentia simpatia e não apreciava a cidade. Esta lhe parecia pouco amigável.
Marx - 4
Karl e Jenny tiveram uma vida muito complicada, cheia de privações, dificuldades. É possível que tenham passado fome. Somente 3 dos 6 filhos que tiveram sobreviveram.
Marx - 3
Marx em sua juventude pareceu romântico, pouco cuidadoso com os gastos, apreciador das noites. Seu romance com Jenny foi marcante em sua vida. A família dela e a família dele colocaram muitos impedimentos nesta relação.
Marx - 2
A mãe de Marx se chamava Enriqueta Pressburg e era descendente de rabinos. A influência dela no pensamento do filho parece ter sido periférica.
Marx - 1
O pai de Marx provavelmente abandonou o judaísmo em 1824 porque naquela data os cargos públicos não eram permitidos a quem era judeu, na Renânia.

Como referenciar: "Marx - Curiosidades" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 23/09/2019 às 04:20. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/curiosidade_lista.php?categoria=Marx