Biblioteca Virtual
 Biografia de Filósofos
 História da Filosofia
 Laifis de Filosofia

 Eventos
 Resenhas
 Livros
 Entrevistas

 Oráculo
 Dicionário de Filosofia
 Vídeos de Filosofia
 Rádio Filosofia
 Como estudar Filosofia
 Dicas para Monografia
 Filos. e Outras Áreas
 Filos. na Sala de Aula

 Exercícios Comentados
 Jogos On-line
 Provas de Concursos

 Curso de Filosofia

 Curiosidades Filosóficas
 Escolas de Filosofia
 Filosofia Clínica
 Histórias Filosóficas
 Relato do Leitor
 Frase de um Leitor
 Charges
 Fil. para Crianças
 Lançamento de Livros
 Livros para Download
 Frase de Filósofos
 Uma Foto, uma História
 Trechos de Livros
 Enquetes
 Cursos de Extensão
 Fale Conosco

 

 

Curiosidades - Curiosidades da Filosofia em geral  

Filosofia 9
Em maior grau,a partir do final do século XIX o barroco passa a receber maior tolerância nos meios artísticos e filosóficos. Antes era tratado como uma mescla degradada, decaída.
Filosofia 8
A sistematização deste conceito, conceito de causa, está nos trabalhos de Aristóteles. O filósofo elaborou quatro tipos de causa.
Filosofia 8
Coleridge, escritor inglês, foi influenciado pelo idealismo alemão. Em 1798 o escritor viajou pela Alemanha. Ao retornar à Inglaterra, traduziu algumas peças de Schiller.Mais tarde, em suas viagens pelo Mediterrâneo adquiriu um vício que acabaria com a vida: o ópio. Passou a ter sérios abalos mentais. No final da vida ainda tentou escrever criando uma publicação que misturava teologia e Filosofia chamada The Friend (que duraria poucas semanas).
Filosofia 7
Chesterton costumava expressar suas ideias em Metafísica por meio de personagens. Um exemplo famoso ocorreu em
The Innocence of Father Brown, de 1911. Era uma série que tinha como protagonista um sacerdote. O escritor construia surrealismos no cotidiano.
Filosofia 6
Brecht escreveu Vida de Galileu, 1937, obra na qual se refere a Galileu como um anti-herói. O escritor faz uma sátira relacionando a pessoa à sociedade.
Filosofia 5
A última mensagem deixada por José Saramago em seu blog falava da importância da Filosofia, da falta que gera quando não é estudada no mundo atual.
Filosofia 4
Atlântida, como lenda, surge nos diálogos Timeu e Crítias, de Platão. Houve uma viagem ao Egito na qual Sólon tomou conhecimento por meio de sacerdotes da tradição sobre a Atlântida. Depois Crítias, seu neto, contou para Sócrates sobre o tema. Sabemos por Platão que Atlântida era uma grande ilha, perto do estreito de Gibraltar, habitada por atlantes, descendentes de Atlas.
Filosofia 3
O mais antigo filósofo a se ocupar da lógica formal foi Parmênides de Eléia. Ele formulou o princípio de identidade e de não contradição. Um de seus alunos, Zenão, fundou a dialética, segundo Aristóteles. Com Zenão aparece a argumentação erística: arte da discussão. Era usada para refutar quem não concordasse com as teses referentes à unidade e à imobilidade do ser.
Filosofia 2
Aristóteles pesquisou muitas coisas, inclusive os insetos. O filósofo notou que eles têm o corpo separado em três itens. Aristóteles escreveu detalhadamente sobre os diversos elementos da história natural dos insetos. Isso tudo permaneceu praticamente sem qualquer atenção até 1600, cerca de 2000 anos...! Foi só então que o pesquisador Ulisse Aldrovandi lançou a obra De animalibus insectis (Tratado dos insetos).
Filosofia 1
Você sabia que a palavra anatomia, que em grego quer dizer dissecar, é atribuída a Teofrasto? No século IV a.C. ele fez uma das primeiras atividades práticas para o entendimento dos elementos que compõem os seres vivos.


Entrevistas

Novidades

 


Receber
Parar de receber

Livros

Gostou do site?

Seu nome:

Nome do seu amigo:

E-mail do seu amigo:

Sites parceiros:

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Fale conosco

Copyright © 2008-2017 Só Filosofia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.