Alfred Jules Ayer (1910-1989)
Filósofo inglês, neopositivista, professor de metafísica na Universidade de Oxford (desde 1959). Fez-se conhecer através de seu livro "Linguagem, verdade e lógica" (1936), no qual defende as ideias do Círculo de Viena. Nos trabalhos posteriores "Os fundamentos do conhecimento empírico", 1940; "Pensamento e significado", 1947; "O problema do conhecimento", 1956, e outros. Ayer se afasta da forma ortodoxa do positivismo lógico e aproxima-se da filosofia linguística. Nestes trabalhos procura investigar segundo os princípios positivistas, a problemática filosófica (autenticidade do conhecimento, relação dos objetos materiais e os "dados sensoriais") através da análise dos conceitos correspondentes, traduzindo-os a uma terminologia "logicamente clara".
Principais Obras
- Ayer, A. J.- Linguagem, Verdade e Lógica. Lisboa. Editorial. Presença.1991 - Esse livro é considerado o manifesto do positivismo inglês. Com ele Ayer retoma as teses do Círculo de Viena sobre os seguintes critérios:
1.de verificação;
2.sobre a distinção entre enunciados empíricos e enunciados lógicos;
3.sobre a eliminação da metafísica;
4.sobre o caráter puramente subjetivo e emocional dos enunciados de ética e estética; etc.
- Ayer, A. J.- O Problema do Conhecimento. Lisboa. Editora Ulisseia. s/d.
- Ayer, A. J.- As Questões Centrais da Filosofia. Rio de Janeiro.Zahar.1975
- Ayer, A. J.- Hume. Lisboa. Pub. D. Quixote.
- Ayer, A. J.- As Idéias de Bertrand Russel. São Paulo. Cultrix. 1984
Links
http://plato.stanford.edu/entries/ayer/ Link para página em inglês sobre o filósofo
Frases
"Concluo pois que as condições necessárias e suficientes para o conhecimento de alguma coisa são: primeiro, que o que se diz conhecer seja verdadeiro; segundo, que estejamos certo disso; terceiro, que tenhamos o direito de estar certos" (O Problema do Conhecimento, trad. Português de Vieira de Almeida, p.32)